Aposentadoria depois da reforma da previdência: um passo a passo para dar entrada na requisição no INSS

publicado no dia 06/02/2021

Aposentadoria depois da reforma da previdência

A reforma da previdência, aprovada no final de 2019, trouxe muitas mudanças para o contribuinte que está em vias de requere um benefício previdenciário. Muitas dúvidas sobre como ficou a aposentadoria depois da reforma previdenciária foram levantadas e, para ajudar você a entender quais são seus direitos, criamos este post.

Seja qual regra previdenciária seja aplicável a você, é indispensável que você conheça todos os detalhes que envolvem a aposentadoria em 2021, pois agora é possível fazer todos os trâmites pela internet. Aqui, você vai entender em resumo quais foram as principais alterações da reforma e, também, conferir um passo-a-passo para fazer a solicitação do benefício em 2021, com todos os requisitos e dados necessários para agilizar o processo.

Confira abaixo e, em caso de dúvidas, busque orientação profissional para fazer valer seus direitos de contribuinte do INSS.

Passo a passo para requerer a aposentadoria em 2021:

Passo 1 – A solicitação de aposentadoria pela internet:

Entre no site Meu INSS ou no app, que está disponível para iPhone ou Android. Se já tiver feito seu cadastro, clique em “Entrar” e insira seus dados de login. Caso contrário, escolha “Cadastrar senha” e siga as instruções. Depois, digite seu CPF e clique em “AVANÇAR” para seguir para os próximos passos, inserindo sua senha e efetuando o login.

Passo 2 – A tela de opções:

Aqui, você começa a se encaminhar para a abertura do processo de solicitação do Benefício. Clique em “Pedir Aposentadoria”. Agora, será preciso escolher qual aposentadoria você vai solicitar. 

As opções são: por tempo de contribuição, por idade, rural ou de pessoa com deficiência. Importante ressaltar que caso você solicite um tipo mas seu perfil se enquadre em outro e este seja mais vantajoso, é para ele que você será direcionado.

Passo 3 – Atualização dos seus dados para aposentadoria:

O site do INSS vai afirmar que você precisa atualizar seus dados cadastrais, para conferência de todas as informações e garantia de que tudo está correto na base do governo. Clique em “Atualizar”, revise todo o seu cadastro e quando acabar a revisão dos dados, clique em “Avançar” para ser direcionado para a próxima tela.

Passo 4 – Confirmação do tipo do seu benefício e simulação:

Confirme outra vez o tipo de aposentadoria que você está solicitando. Outra vez, será preciso revisar e atualizar seus dados caso haja alteração em algum deles. Ainda neste passo, é possível saber seu tempo de contribuição e fazer uma simulação para verificar o seu benefício.. Selecione  “Avançar” e siga para as próximas etapas.

Passo 5 – As informações do seu histórico:

Agora, o site do INSS vai listar várias questões relacionadas ao seu histórico de contribuição, tais como:

Escolha entre “sim” e “não” para cada pergunta, de acordo com a sua vida profissional, uma vez que estes dados precisam bater com a realidade para validar seu benefício.

Passo 6 – A abertura do pedido de aposentadoria pela internet:

Na próxima tela, novamente serão exibidos os seus dados pessoais. Confira todas as informações e opte por acompanhar o processo pelo Meu INSS, caso seja do seu interesse. Também é possível fazer o acompanhamento por telefone, na Central 135, ou por e-mail.

Nesta mesma etapa, será possível reforçar o cadastro com dados que comprovem o seu direito à aposentadoria. Aqui é o momento de agregar informações ou períodos que não estejam no CNIS ou que estejam com informações incorretas. É importante, também, anexar seus documentos pessoais. Para incluir esses documentos, clique no sinal de “+” e siga as instruções. Depois, clique em “Avançar” e parta para a próxima etapa.

Passo 7 – Revisão do seu histórico de trabalho:

Nesta tela, o sistema vai exibir a lista de empresas em que você trabalhou e as contribuições que você fez em todos os períodos. Caso algo esteja incorreto, você pode corrigir qualquer um dos dados clicando na imagem do lápis e alterando o que precisa ser corrigido. Se precisar adicionar um emprego que não conste na lista, você pode clicar no sinal de “+” em “Adicionar vínculo” e informar a data de início e fim deste vínculo. Para partir para a próxima etapa, escolha “Avançar”. Agora, confirme que todas as informações cadastradas são verdadeiras.

Passo 8 – A conclusão do pedido de aposentadoria pela internet:

Chegou o momento de escolher a agência onde você irá sacar seu benefício todo mês. O próprio sistema possibilita escolher uma agência de acordo com o seu CEP: você informa o número e o site do INSS indica a agência mais próxima da sua casa. 

Após fazer a seleção, veja o resumo do seu pedido, confira todos os dados e clique em “Avançar” para gerar o comprovante da sua solicitação, que deve ser guardado em segurança. Pronto! Agora é só aguardar por um retorno do INSS, que poderá exigir novos documentos ou, não havendo inconsistências, liberar o benefício. Você pode acompanhar o andamento pelo próprio site MEU INSS ou pelo aplicativo.

Ficou com alguma dificuldade ou não concordou com a decisão do INSS? Nosso escritório presta consultoria em todos os processos necessários para a busca do melhor benefício para você. Fale conosco!

Sobre o escritório: atuando desde 2006, SPADÃO & SCHLICKMANN Advogados Associados presta seus serviços sempre buscando a maximização dos resultados e a excelência no atendimento às necessidades jurídicas de seus clientes. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Siga nossa página no Facebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui, para manter-se atualizado sobre nossos conteúdos. Se precisar de atendimento, fale conosco pelo WhatsApp clicando aqui.